domingo, abril 06, 2008

Competência, essa é a palavra!


Eu precisava fazer um post nesse blog dedicado a esse momento da minha vida. Embora seja díficil pô-lo em palavras. Foram poucas as vezes em que eu pude ver tão claramente um sonho se tornando real.. vcs já viveram essa experiência? Quem viveu sabe qual é a sensação.. parece mentira, demora pra cair a ficha...
Pois bem, há alguns meses..pra ser mais exato, tudo começou em janeiro, estávamos sentados num bar, ouvindo as histórias de viagem de reveillon do Jão e do David. Naquele tempo era só uma idéia, um amigo lancou a semente: vcs também podem fazer isso! Engraçado, parece que precisa sempre alguém vir e te dizer né? Como que num chacoalhão.."ei, vc, acorda! estão esperando o que?". Seja lá o que nós estávamos esperando, decidimos parar de esperar. Fomos a Jundiaí, conhecemos o Cursinho Professor Chico Poço e desde aquele dia, coloquei na minha cabeça: nosso cursinho também vai dar certo!
Eu, sozinha, não poderia fazer muita coisa. Mas o que eu podia fazer para eu mesma não desistir diante dos obstáculos era pôr na minha cabeça: eu vou até o fim. E fomos. E só conseguimos porque unimos a vontade de todos. E porque ficaram conosco aqueles que realmente têm essa vontade. E todos ajudaram como podiam, como queriam.
E hoje, está lá.. sim, o Cursinho Popular de Jaguariúna está completo. Sim, porque agora a essência dele está completa, sem os alunos ele não faria sentido. E agora nos juntamos tudo numa coisa só: alunos, amigos, professores..e aqueles que nos apoiam de outras formas, os maridos que cuidam dos filhos pra professora ir dar aula, a mãe que empresta o carro, os pais que permitiram que os filhos trocaram de horário na escola, os patrões que talvez dispensem os funcionários mais cedo, as amigas que assinam a lista de chamada na faculdade, a jornalista que põe uma notinha no jornal.. Todos os detalhes são de fundamental importância.
Aliás, o que eu mais aprendi buscando esse sonho é que para qualquer sonho se tornar realidade é preciso sair do plano das idéias. O ideal alimenta. O ideal te dá forças. Mas para um sonho virar realidade é preciso deixar de lado a visão romântica que o envolve e entender que vc vai precisar passar por burocracias, impecilhos, má vontade... (apesar dos "conte comigo" né, Jão?).
Sexta feira, eu dei minha primeira aula. Não tem nada melhor para um professor do que a realização de uma aula que é correspondida.. e a responsabilidade aumenta. Dá medo de errar, de não explicar muito bem, de esquecer de algo. Quero que cada aula seja perfeita!!! E o melhor de tudo, é que essa experiência está me fazendo uma professora melhor em todos os âmbitos. Até mesmo com meus adolescentes rebeldes que não gostam de texto e nem de ir pra escola.. engraçado como meu maior desafio está aí.. no emprego pelo qual sou paga e a onde eu vejo mais descaso com a educação. As vivências no cursinho me dão força pra fazer a transformação de fato lá, no meio do sistema, onde é bem mais difícil.
Acho que é para isso que existe o trabalho social. Não podemos nos iludir com ele. É fácil ensinar quem tem vontade, que tem sua motivação intrinseca. E achar que só por isso, podemos livrar a classe média de seus pecados... a trasformação social deve ser bem maior. Fazemos nossa parte de alguma forma, mas não estamos absolvidos só por isso... e temos que nos policiar para tb não colaborar para o sistema.
Ser voluntário, pra mim, não é só ajudar o próximo. Ser voluntário exige uma reflexão sobre a realidade, sobre as minhas atitudes, sobre o meu discurso. E acima de tudo, me ajudar. Pois eu mesma estou revendo minha prática e vendo que posso sim buscar aquilo que acredito, seja como for.
E agradeço a todos, aos alunos que confiaram na nossa proposto, aos professores que confiaram na nossa idéia, e todos que tem dado a sua contribuição de alguma forma! E agora, vamos lutar para que esse sonho não acabe..

"...o verbo ensinar é um verbo transitivo-relativo. Verbo que pede um objeto direto - alguma coisa - e um objeto indireto - a alguém. Do ponto de vista democrático em que me situo, mas também do ponto de vista da radicalidade metafísica em que me coloco e de que decorre minha compreensão do homem e da mulher como seres históricos e inacabados e sobre que se funda a minha inteligência do processo de conhecer, ensinar é algo mais que um verbo transitivo-relativo. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. (...)"

(Pedagogia da autonomia, Paulo Freire)

11 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente não poderia deixar de dar meus sinceros parabéns a toda essa EQUIPE, EQUIPE que sem mais nada em troca procurou construir esse trabalho maravilhoso que está se realizando perante nossos olhos sedentos de resultado. Caros colegas que nesse momento lêem esse comentário, pois à Sue já o disse inúmeras vezes. Somos seres potencializados da realização, basta mais que acreditarmos, basta fazermos. Como nos foi dito, foi em uma viajem à praia que nasceu essa idéia, parece que o Felipe já sabia de nosso potencial, nos dando tal chaqualhão...!!! É Sue, são muitos "conte comigo" mas não é disso que é feito o trabalho muito menos os resultados e sim de ação. Cada um dá o que tem, existem aqueles que vivem de palavras e os que vivem de ações. Muito obrigado a todos, até mesmo àqueles que nos deram apenas as palavras.

Sue, é muito gratificante dividir com você essa realização. É muito extasiante...é estranho, é emocionante, é diferente e prazeroso. Espero ainda poder dividir muitos momentos maravilhosos ao lado de uma pessoa tão contagiante e competente como você. PARABÉNS!!! Só tem a crescer, não só professionalmente mas e maneira a se tornar uma verdadeira cidadã, com os deveres cívicos em dia.

Grande bjooo....(eu fico emocionado com tudo isso)

Michele disse...

Sulis, parabéns por ter corrido atrás do seu sonho...é disso q precisamos no mundo, pessoas lutando pelo q almejam.
Aqui é tão engraçado...na faculdade vc é obrigada a fazer trabalho voluntário...horas, se vc é obrigada deixa de ser voluntário né...esse lugar me decepciona no quesito reelações humanas...
bjão!

Murilo disse...

Fico feliz de saber que ainda hoje existem coisas nascendo. E que existam muitas festas de aniversário do cursinho de vocês, de todos. Parabéns!
Fiquei com um pulga atrás da orelha depois de ter lido o que li. Parece que algo mexeu aqui, algo que não tinha sido mexido faz bastante tempo.
Obrigado por publicar, assim talvez o seu sonho seja realizado não só uma vez como várias, através de outros seres pensantes.
Tomara que as dificuldades façam o cursinho cada vezes mais forte.
Até mais. ;)

Anônimo disse...

Parabéns por tudo, pela iniciativa, pela vitória, pelo espírito empreendedor!
Grande abraço! Érika.
http://liquimix.zip.net

Carolina Bonturi disse...

Sue. Parabéns por tudo isso!
sério mesmo... parabéns por por em prática tudo isso, por construir!

acho que o exercício da profissão: professora mora aí. naquilo que transborda!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.

Talita disse...

Parabéns Sue Ellen! Que legal!!
beijos

Diegovj disse...

Meus sinceros parabéns! Todos sabemos como educação falta e é importante nesse país.

Sucesso!

Bjão!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.